terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mapeamento afetiv-libidinal da Visconde de Pirajá

Ao longo das seis horas de trabalho, tenho uma que é de almoço. Como bom pé-rapado, sempre levo minha quentinha de casa - afinal, pagar para comer em Ipanema é um suicídio financeiro, se você não é gringo ou um feliz morador da Zona Sul do Rio.
Então... mesmo com minha quentinha a tira-colo, que reduz meu tempo de almoço a míseros vinte minutos, faço questão de dar uma voltinha depois de comer. Hábito saudável? É essa a minha desculpa... "é para assentar a comida", costumo dizer. Mas a verdade, a verdade verdadeira esconde-se nas profundezas do íntimo desejo masculino: ver as beldades da rua. E em Ipanema não faltam.
No início, eu dava aquela clássica voltinha na praia... andava até a Vinícius de Moraes, dava a volta na praia até a Garcia D´Ávila, e voltava pra Visconde. Mas com o tempo percebi que as melhores mulheres não estavam na praia: ou, seria melhor dizer que as mulheres da praia não estão no calçadão, mas na areia!
O ouro mesmo está na própria Visconde de Pirajá. Mulheres indo para o trabalho, vindo do trabalho, vestidas de seriedade e olhando (quase) sempre para a frente, sem desvios de olhar. Funcionárias de lojas de roupa, de lanchonetes, de livrarias...
E o tempo foi passando, e minhas voltinhas pós-almoço foram se mostrando, muitas vezes, frustrada. "Poxa, topei com poucas mulheres dessa vez", falava comigo mesmo.
Uma coisa é certa: dia chuvoso, nublado, menos mulheres na rua. FATO. Mas há certas minúcias que comecei a me dar conta. Reparei que as calçadas da Visconde que concentram mulheres variam de um trecho para outro. Se eu parto da Joana Angélica em direçao ao Leblon, por exemplo, a concentração no primeiro quarteirão é na calçada da esquerda - onde há lojas. No quarteirão seguinte, passa a ser na calçada da direita. Onde também se concentram lojas. E daí em diante. Agora, se for no sentido contrário, da Joana Angélica para a Pça. General Osório, o mulheril se concentra na calçada da direita, sem parar. O único quarteirão que é páreo-duro entre as calçadas é justamente entre a Joana e a Vinícius.

Nenhum comentário: